sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

9º dia - 15/12

O passeio de hoje é um dos mais clássicos de Mendoza, é daqueles que você não pode deixar de fazer. Como eu havia falado, resolvemos fazer o passeio da Alta Montaña por Villavicencio. Dessa forma, você vai e volta por caminhos diferentes e conhece mais coisas. O passeio dura o dia inteiro, então prepare-se pra ficar cansado!

É o passeio que melhor vai nos apresentar a Cordilheira dos Andes. Partimos da cidade de Mendoza pela manhã, bem cedo e pela rota 52 (antigo caminho que ia em direção ao Chile), chegamos ao Vale de Villavicencio (que fica na pré-cordilheira). Este lugar é famoso por suas aguas minerais e por um antigo hotel desativado que estampa as garrafinhas de agua da Argentina.

Seguindo a rota, nos encontramos com o caminho das 365 curvas (não tive coragem de contar, mas são muitas mesmo, eu acredito, rs...). Através desse caminho, chegamos a um ponto de 2200 metros de altitude, de onde podemos observar todo o Vale. É lindo de morrer! De lá você vê a rota pela qual passou!

Ao descer, passamos ainda por Uspallata, Picheuta, Los Penitentes (funciona como centro de ski no inverno)! No caminho vemos um cemitério de “andinistas”, onde são enterrados aqueles que morreram na tentativa de escalar a montanha. E por último chegamos ao Parque Provincial Aconcagua, onde podemos ver a montanha mais alta do continente, com 6962 metros (existem passeios pra escalar o Aconcagua, mas ainda não estamos com esse pique todo, rs...). Dentro do parque você também conhece a Laguna Horcones.

Retornamos a Los Penitentes, onde paramos pra almoçar e conhecemos Puente del Inca. É impressionante! A ponte formada sobre o Rio Mendoza é natural e o processo de formação é dado pela ação das aguas quentes do local. A vista conta ainda com as ruínas de um antigo hotel construído junto à ponte. No lugar, existe uma feirinha com coisas típicas de lá!

Voltamos pela rota 7, ou seja, paisagens diferentes! Nossa última parada é em Potrerillos, onde você vê um dique construído para conter as águas do rio Mendoza.

Chegamos ao centro de Mendoza quase às 9 da noite, comemos uma pizza num bar e vamos dormir!

Dica:
leve roupas de frio! Esse foi o único passeio de Mendoza no qual eu quase congelei!

Despesas:
- Almoço – 20 pesos
- Jantar (pizza + refrigerante) - 18 pesos


Villavicencio

O hotel de Villavicencio

Mirador de Caracoles, de onde você tem a vista de Villavicencio

As 365 curvas

Aconcagua

Laguna Horcones

Andes

Puente del Inca

Dique de Potrerillos

2 comentários:

Mauro disse...

Mo esse dia não consigo esquecer que atacou a sua dor de cabeça. Lembra? Tivemos que comprar correndo aquele remédio a noite, primeira vez que vejo chiclete que cura dor de cabeça. Esses argentinos!!!

Unknown disse...

Guigui, este teu blog está um espetáculo. Muito bem feito, e útil ao extremo. Tenho vistos poucos travelogues tão caprichados.
Meus parabéns e espero que faças muitas viagens para nos produzir outros blogs destes.
Um beijão,
Rogerio Dias